O termo Reserva geralmente indica um vinho que passou por algum período de amadurecimento em barris de carvalho e envelhecimento na própria garrafa.
Estes processos, quando realizados de maneira sensata, trazem inúmeros benefícios ao vinho, principalmente aqueles que, ao término da vinificação, encontram-se muito ‘duros’ e precisam ser ‘amaciados’ antes de serem consumidos.
O estágio em barris de carvalho contribui para que o vinho adquira:
- aromas
- sabores
- estrutura
- longevidade
- taninos
E também para que reduza ou equilibre:
- a acidez
- a adstringência
Após o período de amadurecimento, os vinhos são engarrafados e, em alguns casos, os produtores deixam a bebida repousando em suas caves por alguns meses ou até anos antes da comercialização.
A resposta é: depende do país e da região.
A indicação de vinhos Reserva não é igual para todos os países.
E os dois principais produtores onde a utilização do termo tem requisitos específicos são a Espanha e a Itália.
Utiliza-se o termo para os vinhos tintos envelhecidos no mínimo por 3 anos, sendo que o primeiro ano deve ser, obrigatoriamente, em barris de carvalho e o restante em garrafa.
Também utiliza-se o termo para os vinhos brancos e vinhos rosés envelhecidos no mínimo por 2 anos, sendo que os seis primeiros meses devem ser, obrigatoriamente, em barris de carvalho e o restante em garrafa.
Na Itália, o tempo mínimo de amadurecimento e envelhecimento é determinado pelo órgão regulador de cada tipo de vinho e região, entretanto, a maioria dos vinhos que utilizam o termo passaram no mínimo 2 anos em barris de carvalho.
Atualmente, fora da Espanha e Itália não existe nenhuma regulamentação para a utilização do termo.
Mas quando algum produtor utiliza o título em seus rótulos, o que se espera é que o vinho tenha tido um tratamento especial, desde a colheita e seleção de uvas, passando pela vinificação, até chegar aos processos de amadurecimento em carvalho e envelhecimento em garrafa.
Entretanto, como não há uma regulamentação, é comum que cada produtor determine a maneira de utilizar o termo, assim como a forma que os processos acima foram conduzidos e os períodos de amadurecimento e envelhecimento.
Desta forma, para você escolher um bom vinho, é interessante se informar sobre o produtor e sua reputação.
Ficar atento a maneira com que produtores de uma mesma região utilizam o termo, embora, estar na mesma região não garante que o cuidado com o vinho será o mesmo para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário