30 dezembro, 2015

Afinal como degustar um vinho



Afinal o que é realmente degustar um vinho?
Degustar um vinho é, nas palavras de Emile Peynaud, um dos maiores enólogos da França, submetê-lo aos seus órgãos dos sentidos, analisando-o atentamente. Em outras palavras, degustar é beber com atenção. A degustação, como técnica que é, não deve ser utilizada como meio de exibição ou de demonstração de dotes excepcionais, por indivíduos que são os responsáveis pela imagem pouco lisonjeira que os verdadeiros conhecedores de vinho têm. Deve-se degustar um vinho em local adequado, com boa iluminação e livre de odores, tomando-se o cuidado de servir o vinho em taças adequadas (padrão ISO/INAO, encontráveis nas boas lojas de vinhos) e na sua correta temperatura de serviço.
Para acompanhar os vinhos durante a degustação recomenda-se apenas água mineral (com ou sem gás) e pão francês simples, que devem ser consumidos entre um vinho e outro.

As fases da degustação

A degustação é dividida em três fases: análise visual, análise olfativa e análise gustativa, nesta ordem obrigatoriamente. Antes de se começar deve-se estar atento para a maneira de segurar a taça, sempre pela base ou pela haste e nunca pelo corpo do copo, para não alterar a temperatura do vinho e para não sujar o copo, dificultando a visualização do vinho.

15 dezembro, 2015

Queijos e suas Regiões


Relação de queijos com os tipos de queijo, origem e características

Queijos franceses

Queijo CamembertO Camembert é um queijo francês macio e cremoso. Seu nome vem da vila de Camembert. Quando fresco, tende a ser esfarelento e é relativamente duro, porém caracteristicamente amadurece e fica com sabor forte quando envelhece. 
Queijo BrieO Brie é um queijo macio feito de leite de vaca. Seu nome vêm da província da França chamada Brie, da qual é originário. Tem cor pálida, é bem macio e com sabor forte. 
Queijo RoquefortO Roquefort é um queijo do sul da França de sabor forte feito de leite de ovelha. É branco, esfarelento e levemente úmido, com veios característicos de matriz azul. Esse queijo tem odor forte e sabor característico notável do ácido butírico. Roquefort não tem casca, e seu exterior é comestível e levemente salgado.

Queijos ingleses

Queijo CheddarO Cheddar é um queijo amarelo pálido, com sabor pronunciado, originário da vila inglesa de mesmo nome.
Queijo CottageO queijo Cottage é uma coalhada de queijo com sabor suave. Ele é drenado, mas não prensado, então fica algum soro de leite.

Queijos Holandeses

Queijo EdamO Edam é um queijo holandês que é tradicionalmente vendido como esfera com interior amarelo claro e camada vermelha ou amarela.
Queijo GoudaO queijo Gouda é feito de leite de vaca que é cultivado e esquentado até que a coalhada separe-se do soro. 

Queijos suíços

Queijo EmmentalO Emmental é um queijo amarelo, duro e com grandes buracos característicos. Ele tem um sabor picante mas não muito forte. Geralmente é conhecido apenas como queijo suíço.
Queijo GruyèreO queijo Gruyère é amarelo e feito de leite de vaca. O nome vem da cidade de Gruyères na Suíça. Ele é duro, levemente salgado e picante. Quando totalmente maturado (três a doze meses) tende a ter pequenos buracos.

Queijos italianos

Queijo Gorgonzola
O Gorgonzola é um queijo da Itália com riscos azuis, feito de leite de vaca. Ele pode ser firme ou amanteigado, esfarelento e bem salgado.
Queijo MussarelaA Mussarela é um queijo fresco italiano feito de leite de búfala ou de vaca. 
Queijo ParmesãoO parmesão é feito de leite de vaca coletado imediatamente após a ordenha e parcialmente desnatado pela gravidade.
Queijo ProvoloneO provolone é um queijo de leite integral de vaca com uma pele macia. Ele é produzido principalmente nas regiões da Itália da Lombardia e Veneto. 
Queijo RicotaO Ricota é um queijo italiano feito do soro resultante da fabricação de queijos como mussarela e provolone. Tem textura similar ao queijo cottage, porém consideravelmente mais leve.

Queijos brasileirosOs queijos do Brasil incluem: Queijo de Minas, Prato, Catupiri e Requeijão.

14 dezembro, 2015

Concha y Toro Reservado 2011


Pais: Chile 

Safra: 2011

Uva: Cabernet Sauvignon

Temperatura de serviço: 15c°

Teor Alcoólico: 13%

Vinícola: Viña Concha y Toro

Harmonização: Carne de panela com batas, pizza calabresa,espaguete ao sugo.

R$ 30,00

12 dezembro, 2015

Santa Helena Reservado Cabernet Sauvignon 2014


Pais: Chile 

Safra: 2014

Uva: Carbernet Sauvignon 

Temperatura do serviço: 15°C

Teor Alcoólico: 12.5%

Vinícola: Santa Helena 

R$ 30,00

Vinícola Nova Aliança lançamento WAVE

                Kit Vinhos Verão Vinho Fino Branco Meio Seco Wave - 750ml Terroir:  Serra Gaúcha e Campanha Gaúcha Visão:  Amarelo-palha cla...